quinta-feira, 14 de abril de 2011

Jack Daniels

Jack Daniels (Old Nº 07)




Jack Daniel's é um uísque fabricado pela Jack Daniel Distillery, fundada em 1866 pelo destilador norte-americano Jack Daniel, com sede na cidade de Lynchburg, Tennessee, Estados Unidos da América. Desde1956 pertence ao grupo Brown-Forman Corporation.
Conhecido pelas garrafas quadrangulares de rótulo negro, é um dos uísques mais vendidos no mundo. Entre os whiskeys, é classificado como Tennessee Whiskey, devido ao processo de destilação diferenciado. Também é chamado de Old No. 7 ("Velho número 7"). Não é bourbon, já que bourbon são apenas os uisques produzidos no estado do Kentucky.
Usa milho, centeio, malte de cevada e água isenta de ferro como ingredientes na sua fabricação. Diferencia-se pelo seu cuidadoso processo de elaboração, destilação e amadurecimento, aliado ao clima do Tennessee. Com grandes diferenças de temperatura entre inverno e verão, o processo de amadurecimento no Tennessee garante uma grande interação entre o uísque e o barril, conferindo ao Jack Daniel's sabor e cor mais amadeirados. Não é envelhecido já que este processo se refere ao tempo que o whiskey fica dentro do barril. No caso de Jack Daniel's o whiskey é amadurecido, tendo a ver com o clima da região.
Jack Daniel's é lentamente suavizado através de um proceso chamado "Charcoal Mellowing". Este processo consiste na passagem do whiskey por uma camada de três metros de carvão de madeira.
Jack Daniel's é amadurecido em barris de carvalho americano. Estes barris são novos e são utilizados para amadurecer Jack uma única vez. A experimentação, não o envelhecimento, determina quando o whiskey atingiu a qualidade, o sabor e a cor que se está acostumado a apreciar em Jack Daniel's.
O whiskey recebeu numerosas medalhas de ouro em exposições ao redor do mundo, começando com a Exposição Mundial de St. Louis, em 1904. Em cada garrafa de Jack Daniel's em seu rótulo há uma lista das principais medalhas de ouro conquistadas.
A destilaria foi fundada por Jasper Newton "Jack" Daniel em 1866, a mais antiga registrada nos Estados Unidos. É controlada pela companhia Brown-Forman desde 1957.

0 comentários:

Postar um comentário