sexta-feira, 6 de maio de 2011

Deus não existe











trecho da matéria "Óvnis - Matrix - Deus - Reencanação"
por Salvador Nogueira

Esta o biólogo inglês Richard Dawkins, um dos principais cientistas do mundo e líder de várias campanhas ateístas, adoraria dizer que pode provar. Afinal, dizer que alguma coisa acontece "por causa de Deus" é inadmissível para cientistas como ele. Porque essa é uma afirmação que, no fundo, realmente não explica nada. Mas é impossível provar que Deus não existe, porque o método científico só consegue testar a validade de hipóteses que, em tese, possam ser refutadas com provas. Se você levantar uma hipótese como "a Terra é quadrada", por exemplo, pode testá-la mandando uma nave espacial fotografar o planeta. É uma prova objetiva. Já com a existência de Deus, não é assim. Como conseguir provas? Onde procurá-las? Mesmo se fosse possível criar um teste para medir a existência de Deus, ele poderia optar por não aparecer - ou simplesmente fingir que não estava lá.


O problema para os pesquisadores é que a ciência, ao contrário da Igreja, não prova as coisas pela negativa. Quando o Vaticano quer provar um milagre, usa a ausência de provas em contrário - obtém laudos de cientistas dizendo que eles não conseguem explicar aquele fato. "Se os peritos afirmam que a ciência não pode explicar o acontecido, aquilo passa a ser reconhecido como intervenção divina", explica Luiz Carlos Marques, especialista em história religiosa da Universidade Católica de Pernambuco.


O método científico não funciona assim. Como os cientistas costumam dizer, a inexistência de provas não é uma prova de inexistência. A única coisa que a ciência pode fazer é afastar Deus do nosso dia a dia, explicando o Universo e as coisas de forma lógica e racional em vez de atribuí-las a fenômenos sobrenaturais. Mas daí a dizer que Deus não existe, vai uma enorme distância. E, se Richard Dawkins não gostar, sempre pode tirar as calças e pisar em cima.

2 comentários:

  1. Eita, tá precisando conhecer mais o Dawkins hein... ;)

    ResponderExcluir
  2. Hummm... na verdade esse Post se relaciona em muitos aspectos ao trabalho do Richard Dawkins no campo do ateísmo, já que é impossivel (hoje!) no campo ciêntifico, devido as tecnologias atuais provar q Deus não existe.

    Nem mesmo o trabalho dele, é capaz de colocar um ponto final e conclusivo sobre isso. Algo que qualquer pessoa do mundo possa ler e refletir "é Deus realmente não existe", assim como a matemática pra 2+2 = 4 ou como concluiu Galileu quando disse q a terra não era redonda... ;)

    ResponderExcluir